"Rumos do mundo, rumos do pensamento"
(Charles Morazé)
Cada época tem linhas de pensamento, de sensibilidade e de gosto que convergem ou se afrontam segundo as realidades económicas e sociais em jogo. Estas realidades testemunham, também, os modelos, culturais e/ou utilitaristas, dominantes.
Quando, em 1996, fundamos a editora tínhamos o objetivo de editar obras de reflexão académicas alargadas a um público amplo, sintetizando rigor e qualidade, com capacidade comunicacional.
Surgimos como editora especializada na publicação de livros de estudos sociais, filosofia e ensaio. Iniciámos a nossa atividade, de forma inédita no panorama editorial português, com a publicação de duas lições - Lição sobre a Lição e Introdução Sociológica ao Islão.
A partir de 2003, criámos a linha editorial das Biografias e em 2006 fizemos uma incursão na ficção portuguesa de qualidade e nas crónicas culturais. Do nosso catálogo é parte uma importante coleção de livros de estudos medievais. Desde 2008 o nosso catálogo tem sido paulatinamente diversificado com a edição de livros infantojuvenis (estratégias criativas JÚNIOR); com a edição de poesia proporcionada pela criação da chancela “Círculo de poesia”, e, criada em 2016, mas com edição regular a partir de 2019, a chancela NARRATIVAS para a edição de obras de ficção. Para além disto, consolidamos a edição de livros de arte, em particular os álbuns de grande formato.
Todas estas vertentes encontram suporte, desde o início, na inovação e na qualidade gráfica das nossas edições, quer seja pela qualidade dos papéis utilizados, quer seja pela integração da fotografia de autor nas capas ou, ainda, pelos minuciosos desenhos realizados no nosso atelier, que buscam a singularidade de cada livro.
Colocámos o máximo de cuidado na preparação gráfica de cada livro, assim como na escolha dos melhores papeis para cada tipo de edição. Estamos convictos de que os contributos das novas tecnologias não implicam a perca dos ofícios tradicionais do livro, que fazem com que o livro seja, ainda, o melhor veículo de transmissão cultural, a porta por excelência da reflexão, da pausa, da imaginação.
Mais do que ter coleções, o nosso catálogo fala por si mesmo, através de cada livro e da sua transversalidade na reflexão social de possíveis futuros ainda em aberto.