Pedro de Barcelos e a escrita da história. - 978-989-8459-64-0
9789898459640

Pedro de Barcelos e a escrita da história.

Maria do Rosário Ferreira

20,00 €0 €sob consulta
Sinopse

D. Pedro Afonso, terceiro Conde de Barcelos (c.1285-1354), filho primogénito natural de El-Rei D. Dinis de Portugal, é das figuras a um tempo mais ilustres e mais obscuras da cultura medieval portuguesa. Foi-lhe há muito reconhecida a paternidade de duas extensas e relevantes compilações: um nobiliário, que influenciou de forma decisiva a produção genealógica peninsular dos séculos seguintes, e um cancioneiro trovadoresco, que permitiu a preservação do acervo poético da manifestação lírica cortês galego-portuguesa, então já em declínio. 

Apesar de existirem indícios de que o Conde D. Pedro terá recolhido, desde jovem, as informações e outros materiais escritos que mais tarde veio a utilizar, a redação das suas volumosas obras teve lugar mais tarde, ao longo da década de 1340, quando já residia no Paço de Lalim. Aí, manteve uma corte senhorial letrada, na qual avultava um scriptoriumimponente onde foram compostos o Livro das Cantigas, o Livro de Linhagens e a Crónica de 1344. São as mais importantes realizações escritas da cultura portuguesa do séc. XIV e, salvo a primeira, de âmbito trovadoresco, tiveram impacto na cultura peninsular até, pelo menos, ao final da Época Moderna. Em conjunto, corporizam um projeto de escrita dotado de um alcance político e ideológico invulgar, onde se destaca uma perspetiva integradora da História da Hispânia que não deixa de fora nem mouros nem judeus.

http://www.arturiana.eu/Eventos.html

Informações
ISBN: 978-989-8459-64-0
Edição: 3/2022 (1)
Editor: Estratégias Criativas
Dimensões: 24,00 cm (Alt.) x 17,00 cm (Larg.)
Encardenação: Capa mole com badana
Páginas: 298
Documentos
- Quantidade pretendida
+
-

Se quiser receber um aviso quando o artigo estiver novamente disponível, por favor insira o seu email no campo abaixo e clique no botão "AVISEM-ME".

Outros Livros